Como usar meia-calça

Os modelos e melhores jeitos de combinar o acessório

Nada mais elegante e quentinho que se munir de belas meias-calças, principalmente na estação mais fria do ano. Já reparou na infinidade de modelos e possibilidades de combinações? Wait! Nós vamos te ajudar selecionando as peças mais bacanas e também daremos aquele help em como usar meia-calça – sempre de um jeito bacanééérrimo. Cola aqui!

Ná dúvida de como usar meia-calça? A gente mostra que dá pra apostar no acessório de maneira casual e até com toque esportivo. Foto: Getty Images.
Ná dúvida de como usar meia-calça? A gente mostra que dá pra apostar no acessório de maneira casual e até com toque esportivo. Foto: Getty Images.

A ESPESSURA DA MEIA-CALÇA

Seja para deixar você mais à vontade ao usar um vestido ou mesmo aquecer as pernocas, as meias-calças são um trunfo no guarda-roupa de qualquer mulher. O que vai determinar seu uso é exatamente a espessura da meia.

Pode-se dividi-las em dois nichos: as finas e as grossas. As primeiras são ideais para os dias mais quentes e podem ser usadas inclusive no verão. Para arrematar uma delas, atente-se à numeração de fios que vai do 7 ao 40, sendo a meia-calça fio 40 considerada por algumas mulheres como uma meia grossa. Como curiosidade, geralmente é essa numeração de meia-calça utilizada pelas bailarinas – já sabe como conseguir as pernas delas, não é mesmo?

As meias-calças grossas partem do 40 e você pode encontrar na Dafiti peças até fio 150, supergrossas e perfeitas para espantar o frio com muita elegância e sofisticação. Elas funcionam quase como uma legging, mas vale ressaltar que continuam na categoria de peça íntima. Não é aconselhável sair por aí só de meia-calça na parte de baixo, ok?


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

AS OPÇÕES DE MEIA-CALÇA

Lisas
Os itens mais comuns que você encontra no mercado. Elas são perfeitas para usar com qualquer peça do seu guarda-roupa, pois são versáteis e não comprometem o look. Anote: são ideais para ocasiões formais que demandam looks mais discretos. E claro, têm passe livre nas produções despojadas.

Texturizadas
Hey, it girl, aí estão as meias que foram feitas para você! Ter pernas desenhadas é muito cool e consegue transformar seu look casual. Quando estiver com vontade de dar um upgrade no outfit e não souber o que fazer, tenha uma bela meia-calça em mãos, ou melhor, nas pernas.

São infinitas as texturas: rendas, grafismos, poás… várias opções para desfilar por aí. Quer uma dica up-to-date? Aposte na meia-arrastão. Ela é “O” acessório da vez e dá um toque grunge à produção – tudo a ver com o mood dos anos 1990 que voltou de vez.

A meia arrastão está super em alta. Olha só que jeito mara de como usar meia-calça. Partiu balada! Foto: Dafiti.
A meia arrastão está super em alta. Olha só que jeito mara de usar meia-calça! Foto: Dafiti.

Toque de cor
Agora que você está ligada na espessura da sua meia, que tal entender um pouco mais sobre as cores que elas podem apresentar? Há uma incrível variedade cromática, tudo vai depender da sua proposta e da sua preferência. As peças fabricadas no tom da pele caíram em desuso, mas tem sido revividas por algumas fashionistas. Se estiver insegura, aposte nas pretas: não têm erro.

As feitas de cores mais fechadas como vinho, roxo e marinho são ótimas para o inverno e podem parecer anacrônicas se usadas no verão. Mas não há problema algum se optar por meias grossas de cores intensas no inverno. Pelo contrário, o resultado é vibrante e muito divertido.

Dica extra: use sua meia-calça colorida com uma saia alta da mesma cor. Essa dupla monocromática era muito utilizada nos anos 1960. Além de retrô, a combinação ainda alonga a sua silhueta, tem coisa melhor?

Os efeitos
Ou a meia-calça é opaca ou é brilhante. De maneira geral, a opacas são mais democráticas e não têm segredo para usar. Para as mais discretas, não hesite em comprar uma dessas. Já as com efeitos especiais, caneladas ou brilhantes: tudo vai depender do quão estilosa você é. Se sua proposta for uma produção casual com mais atitude, vá com tudo!


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

COMO USAR MEIA-CALÇA NO LOOK CASUAL

De dia
Opte por uma meia-calça fio 40, nem grossa nem fina, perfeita para dias amenos. Arrisque uma saia de cintura alta combinada com camiseta divertida para um produção descontraída. Leve uma jaqueta de sarja caso o tempo esfrie de vez. Nos pés, tênis confortáveis deixam a proposta dinâmica e cheia de agito.

À noite
Quando a lua subir, vale usar uma meia-calça mais espessa, como a fio 120, para garantir as pernas aquecidas. Use com vestidos de mangas compridas, melhor ainda se for uma peça estampada com fundo escuro – o floral de inverno já é um ícone da temporada. Arremate com bolsa transversal de veludo – hit da estação. Botas de cano médio finalizam o visual festivo com sofisticação e informação de moda.

Pulo do gato: Anote como usar meia-calça em versão super cool. Sabe aquele seu jeans beeem rasgado? Use uma meia-calça com textura charmosa como a de poás por baixo. É um detalhe charmoso que faz uma superdiferença no look. Fica muito fofo!

CUIDADOS COM SUA MEIA-CALÇA

  • Na hora de lavar, nada de colocar a meia-calça na máquina, ok? Faça o processo à moda antiga e lave à mão, com delicadeza, e utilize sabão neutro.
  • Algumas meias-calças possuem uma marcação que parece um short. Se for usar uma saia, atente-se ao comprimento que não deve ser mais curto que essa parte escura.
  • Atenção redobrada com zíperes, ferragens e botões. Meia rasgada é legal se for a proposta do look rocker, caso contrário, pode parecer desleixo, principalmente no ambiente formal.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

Veja mais produtos