Como usar mocassim feminino

Confira nosso guia para arrasar com o clássico calçado

Esteja pronta para adotar o sapato da vez! Ele saiu da sapateira masculina e foi correndo para a feminina com muito charme e sofisticação. As grifes de luxo internacionais levaram o calçado para as passarelas e o resultado você já sabe: ele virou febre nas ruas! Nesta temporada, ele ressurge em diversas releituras, das clássicas às moderninhos. Aqui, a gente mostra as principais apostas e como usar mocassim feminino de acordo com a ocasião. Vem ver!

Um das tendências da vez é a versão metalizada. Veja os modelos e como usar mocassim de diversas maneiras. Foto: Dafiti.
Uma das tendências da vez é a versão metalizada. Veja os modelos e como usar mocassim de diversas maneiras. Foto: Dafiti.

OS MODELOS
Está aí um calçado que se multiplicou em muitas versões. Abaixo, listamos os tipos de mocassim mais bacanas da estação. Confira as peças que valem o investimento, e aposte no modelo ideal de acordo com suas necessidades de estilo e ocasião.

Social
Feitos de couro e mais parecidos com a versão masculina, o mocassim clássico é um item versátil. Não há segredo de como usar mocassim social: pode sim ser combinado com qualquer peça do seu guarda-roupa, e ainda garante máxima sofisticação. Os tons neutros são curingas e se você estiver pensando em comprar o seu primeiro par. As cores preto e caramelo são democráticas e não vão sair do seu pé.

Drivers
Eles são ultraconfortáveis e parecem que estão massageando os pés! Ele foi batizado com esse nome pois foi criado para facilitar a vida da motorista. Com formato que lembra uma sapatilha, ele é feito de couro macio e com formato mais justo, para não fugir dos pés na direção. Além disso, o solado emborrachado apresenta estruturas antiderrapantes. Dessa forma, o sapato não escorregará do pedal. Está aí um modelo incrível para usar com peças básicas do dia a dia: não pise no freio nessa tendência!

Mules
É a trend mais internacional ever! O mocassim que você calça apenas enfiando os pés está super em alta. O modelo que deixa os calcanhares à mostra une o melhor dos mundos: o design clássico aliado à tendência in da estação. Além de prático, é chique e muito cool. Um dos jeitos de como usar mocassim nesta versão, também chamada de clog, é apostar com peças elegantes como alfaiataria e pantacourt, a calça pantalona cropped.

Mocassins de salto
Sim, as opções nas alturas prometem um look páh! Para as mulheres que não abrem mão de ganhar alguns centímetros, os mocassins de salto alto são perfeitos para dar um requinte extra à sua produção. Seja no trabalho ou em algum evento social, ele é perfeito para substituir o scarpin. Opte pelo salto grosso para um resultado mais harmônico e confortável.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

ACABAMENTOS
Agora que você já conhece os principais modelos de mocassins, vamos mostrar as novidades mais bacanas lançadas no mercado.

Couro fosco
O aspecto do couro natural é um dos acabamentos mais comuns. Por ser simples, sem perder a elegância, esse mocassim de couro é perfeito para as mulheres mais discretas que preferem um estilo clássico, sem chamar muita atenção.

Acamurçados e aveludados
Eles são parecidos, mas não iguais! Os mocassins acamurçados utilizam o couro do lado contrário, e depois de passar por diversos tratamentos, adquire essa textura macia e levemente rústica. Os aveludados são feitos do tecido veludo – trend alert! – e chegam dando brilho, maciez e um toque vintage aos seus pés.

Vinilizados
Com um quê de glamour, o vinil é um tipo de material que apresenta textura lisa e máximo brilho. O mocassim de vinil dá uma bossa extra quando bater a preguiça de se arrumar. Se o modelo for clássico, tem passe livre do escritório ao happy hour.

Metalizados
Atenção, fashionista: os mocassins metalizados foram feitos para você! Esteja pronta para arrasar com um par reluzente e adquirir luz própria. É perfeito para deixar seu look com jeans e camiseta prafrentex.

Detalhes que fazem a diferença
Lembra daqueles pompons de franja do mocassim do seu avô? Eles se chamam tassels e voltaram com tu-do! São superfofos e dão um charme retrô ao seu visual. Ferragens de impacto também têm vez na sua sapateira: opte pelas douradas com design minimalista.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

COMO USAR MOCASSIM POR OCASIÃO
Listamos algumas situações em que você pode apostar no mocassim sem medo de ser feliz e muito estilosa. Confira as melhores combinações para a sua programação!

A blogger italiana Chiara Ferragni mostra como usar mocassim no look casual. Foto: Getty Images
A blogger italiana Chiara Ferragni mostra como usar mocassim no look casual. Foto: Getty Images

No trabalho
Ele é o calçado perfeito para dar a seriedade que o seu look precisa. Está precisando de um sapato extra para variar o scarpin e a sapatilha? Bingo! Invista em modelos clássicos se o seu dresscode de trabalho for social. Se tiver mais liberdade no uniforme de segunda a sexta, seu arsenal de estilo aumenta: as mules e os metalizados podem renovar sua imagem e mostrar que você é uma mulher contemporânea e antenada. Nada mal, né? Use com peças tradicionais do universo corporativo como o blazer, a calça e a camisa social. Cardigãs e blusas de seda também são muito bem-vindos. Pronta para ser promovida?

No passeio ao ar livre
Yes! Está aí uma ocasião perfeita para usar o seu mocassim driver. Combine com short jeans ou de alfaiataria. Na parte de cima, uma blusa de poás deixará a produção show de bola! Aposte na bolsa transversal, despojada e prática para que suas mãos fiquem livres. Arremate com óculos escuros – os com formato de gatinho oferecem estilo extra.

Na festa chique
Quer ousadia na medida naquele casamento ou cerimônia de formatura do primo? Vá de mocassim! A opção de salto alto grosso deixa o look nas alturas e facilita o equilíbrio durante o toda a festa. Use com aquele seu pretinho básico preferido e capriche nos acessórios: clutch texturizada (não precisa ser combinada, ok?) e maxicolar darão o brilho que o visual festivo pede.

No cinema
Seus passeios no shopping para ver um filme ou uma peça de teatro têm acompanhante certo! O mocassim combinado com jeans promete ser o seu look basiquete da vez. Vale dobrar as barras da calça para dar ainda mais destaque ao seu par de sapatos. Na parte de cima, combine com camisa de seda estampada e jogue um tricô por cima. O resultado é sofisticado, casual e pra lá de confortável. Uma bolsa estruturada finaliza o rolê de domingo.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

Veja mais produtos