Guarda-roupa cápsula

Ter um closet compacto e mutável é a chave para quem deseja praticidade

Leia-se como guarda-roupa cápsula uma coleção enxuta de peças que vão compor seus looks por um determinado período de tempo. Com itens facilmente combináveis entre si, de cores neutras, simples e funcionais, o termo criado por Susie Faux nos anos 1970 voltou à tona nas últimas temporadas. O tema flerta com o minimalismo, mais como comportamento do que pela estética. Aqui, destrinchamos o caminhos das (poucas) pedras para quem deseja vestir essa pílula.

Peças essenciais para um guarda-roupa cápsula. Foto: Dafiti
Peças essenciais para um guarda-roupa cápsula. Foto: Dafiti

DICAS PARA COMPOR UM GUARDA-ROUPA CÁPSULA

Escolha poucas cores e padronagens
A seleção da cartela de cores é fundamental para estruturar uma arara reduzida. Os tons neutros como branco, preto, bege, marinho e cinza são ideais pois permitem muitas possibilidades entre si. Mas não trate essa paleta como uma verdade única. Muitas pessoas têm uma personalidade mais vibrante que pede cores alto-astral. Sinta-se à vontade para montar a sua própria cartela e pincele novos tons no seu visual, mas seja restrita.

Valorize o conforto acima de tudo
Pense em modelagens que permitam movimento, o intuito é que você esteja pronta para viver as adversidades do dia a dia com muita disposição. Para isso, livre-se de peças superjustas ou estruturadas com cinta – a ideia é que você esteja relaxada. Preze por tecidos naturais como algodão, seda, lã… eles permitem uma melhor transpiração, além de proporcionar um toque macio e evitar sudorese e alergias.

Invista em peças de qualidade
Ao invés de comprar muitas peças de uma determinada tendência, que tal unir o mesmo budget e comprar uma boa peça com maior durabilidade? Um guarda-roupa cápsula consiste em usufruir da mesma peça em diferentes momentos, portanto, vale apostar nas marcas que você já conhece e que vão se perpetuar no seu closet por mais tempo.

Aproveite a liquida para bons investimentos
Sabe o tópico anterior? Então, ele pode ser um grande motivador para você aproveitar nosso saldo. É uma grande chance de arrematar peças mais nobres por preços que cabem no seu bolso. Camisas de algodão, um bom jeans, um tênis branco, uma jaqueta jeans… são várias as possibilidades de peças funcionais que garantem elegância e praticidade no dia a dia.

Faça um filtro de bem-estar
Separe seu armário em 2 categorias: roupas que fazem você se sentir bem e outras que estão esquecidas e que há muito tempo não configuram entre os seus looks. Esqueça o quanto você pagou por elas, ou o eterno receio de que um dia podem voltar a lhe agradar. Essa segunda remessa vai direto para uma sacola de doação e ganhará um novo significado para quem realmente precisa. Assim, você abre espaço, troca as energias e propões um armário com itens versáteis, confortáveis e funcionais. Tem coisa melhor?


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

Veja mais produtos