Roupa de formatura masculina

Dicas smart para formandos e convidados serem graduados em matéria de estilo

A grande cerimônia é cercada de emoção, afinal, a trajetória até ali não foi fácil. É importante eternizar esse momento da melhor forma possível e algumas dúvidas de como se vestir podem surgir. Seja você um dos protagonistas ou convidados, siga as nossas lições para uma roupa de formatura masculina nota 10!

O modelo Oliver Cheshire é uma referência no assunto elegância e vale se inspirar nele para sua roupa de formatura masculina.
O modelo inglês Oliver Cheshire é uma referência no assunto elegância e vale se inspirar nele para sua roupa de formatura. Foto: Shutterstock.

NA COLAÇÃO DE GRAU

Aqui, a elegância com simplicidade definirá o seu sucesso, mas lembre-se que usará a beca por cima. Portanto, você está dispensado de peças volumosas e estruturadas como o terno. Vale chegar ao evento com uma camisa, que pode ser casual, junto a uma calça de sarja preta, menos austera que a social.

É bom manter o preto na calça e nos sapatos, para que a produção continue monocromática quando vestir a beca. O mesmo estilo vale para os convidados, que não precisam manter essa fidelidade de cor. Nos pés, sapatos casuais fecham o estilo casual e sofisticado.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

NO BAILE

São poucas as comemoração que exigem black tie. Se for esse o seu caso, procure lojas especializadas em aluguel, não tem para onde correr. Geralmente, o dresscode é traje social ou passeio completo. Esse sim vale a pena investir, pois é essencial ter um terno ou um costume no guarda-roupa.

Costume ou terno?
Fala-se costume quando o conjunto é composto de paletó + calça social. Quando o traje apresenta o colete como terceira peça, o nome dado a esse trio é terno. É comum ouvir as pessoas falarem terno em referência aos costumes, mas agora você já sabe os termos corretos. 😉

Para sua roupa de formatura masculina, vale escolher um costume mais justo, para deixar sua imagem jovial. Uma calça slim é essencial para mostrar que você é um cara antenado. Se quiser uma imagem contemporânea, aposte no costume cinza: é leve e dá um toque cool à produção. Opte pela camisa banca, que não tem erro e usará para o resto de sua vida.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

Acessórios
Na escolha da gravata, evite as divertidas: não seja lembrado nas fotos usando uma delas. Use as versões de cores neutras como preto, marinho, cinza – verde-escuro e vinho fogem do comum e mantêm a discrição. Aposte em padronagens clássicas como poás e listras. Se quiser inovar, a gravata-borboleta ou modelos mais estreitos são elegantes sem cair no exagero.

Para finalizar, cintos e sapatos de couro arrematam a produção festiva. Se optar por costumes nas cores cinza e marinho, acessórios em tons de marrom são bem-vindos. Caso o preto seja a sua escolha, repita nas meias, cinto e sapatos – sociais e de bico arredondado. Um relógio pode ser um trunfo de requinte no look, mas esqueça os superesportivos e acerte com os modelos clássicos com pulseira de couro.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos

Veja mais produtos