Roupa para entrevista de emprego

Separamos os melhores looks para mandar bem nessa fase da seleção de trabalho. Você será contratado!

Para dar uma segurança extra na hora do “vamos ver”, é fundamental ter sucesso na escolha da roupa para entrevista de emprego. Separamos algumas dicas infalíveis que vão impressionar seu futuro chefe e mostrar credibilidade e segurança. Pode ser que a máxima “a primeira impressão é a que fica” não seja verdadeira. Mas é bom garantir, vai?

 Roupa para entrevista de emprego: formal, informal ou semi-formal?
Roupa para entrevista de emprego: formal, informal ou semiformal?

FORMAL

Para quem trabalha em bancos, agências de investimentos, escritórios de advocacia e todos os outros recintos que exijam formalidade, não há novidade nas peças-chave. Prepare-se para usar o melhor da alfaiataria: camisa, gravata, costume (paletó + calça) e sapato social.

A atenção principal está na conservação dessas peças, na passadoria e na combinação. Suas roupas devem estar impecáveis: nada de camisas amareladas ou paletós maiores que você. Vale caprichar no ferro e deixá-las bem passadinhas. Se decidir fazer um vinco, tome muito cuidado para não fazer um vinco duplo e acabar com o charme do detalhe.

Entre os acessórios, use sapatos de bico arredondado ao invés dos quadrados, são mais elegantes. Gravatas discretas trazem sofisticação e um relógio com pulseira de couro finaliza a proposta.


*Preços sujeitos a alteração

SEMIFORMAL

Muitas empresas já dispensaram o uso da alfaiataria do traje de trabalho obrigatório (ufaaa!). Mas isso não quer dizer que suas roupas de lazer terão passe livre de segunda a sexta, ok? Portanto, saiba que as camisas serão suas melhores amigas, pois elas são a peça-chave da composição. Prezes por camisas de algodão em tons claros, lisas e com shape clássico, sem muitas interferências. Se estiver frio, pode sobrepor um tricô com gola V, por exemplo.

A calça social continua na jogada, mas não precisa ser feita de lã ou oxford, típico tecido social. Nos pés, os sapatos permanecem com seriedade, mas cabem também modelos menos tradicionais como os brogues, típico calçado inglês com furinhos nas pontas.


*Preços sujeitos a alteração

INFORMAL

É nesta categoria que mora o perigo. Quanto mais liberdade para escolher sua roupa para entrevista de emprego, maiores as chances de errar. Muitas companhias já deram sinal verde no dresscode de trabalho, mas há pequenos códigos velados dependendo da sua área de atuação. Se você trabalha no RH, por exemplo, vale ir mais arrumado e optar por uma calça jeans sem lavagem, uma camisa oxford (com botões no colarinho) e um par de sapatos de camurça. São peças clássicas, casuais, mas extremamente elegantes.

Se você for designer, por exemplo, ou atuar em mercados mais criativos, pode usar sua melhor roupa e exprimir mais personalidade. Pode sim usar aquela camiseta do seu filme preferido ou aquele tênis de edição limitada. Mas evite peças que ainda são polêmicas no mundo corporativo: bermudas, regatas, sandálias e camisas de jogo de futebol. São itens extremamente ligados à esfera do lazer e podem criar uma barreira maior entre você e seu futuro gestor. Vai que ele é de outro time?


*Preços sujeitos a alteração

Veja mais produtos