5 dicas de decoração por Brunete Fraccaroli

A arquiteta dá sugestões imperdíveis para decorar sua casa com estilo e funcionalidade

Foto: Divulgação Brunete Fraccaroli
Foto: Divulgação Brunete Fraccaroli

Por Marília Silvestre e Larissa Lima

Famosa no Brasil por sua participação no programa Mulheres Ricas, exibido na Band em 2013, a arquiteta e designer de interiores Brunete Fraccaroli é mundialmente conhecida por seu estilo que abusa de cores e criatividade na hora de compor ambientes ecléticos.

Para te ajudar a dar uma repaginada na decoração da sua casa sem perder de vista a funcionalidade, a arquiteta dá 5 dicas para investir sem errar. Confira!

1. PLANEJE-SE
Nada de começar a comprar qualquer coisa sem pensar no estilo que você quer para cada ambiente e nos acessórios que ajudam a compô-lo. Afinal, é pouco prático ter um tapete de veludo na cozinha, não é? Além disso, alguns objetos são essenciais: “em uma boa decoração não podem faltar cortinas, tapetes, quadros, almofadas, vasos, e um belo lustre”, enumera a arquiteta.

 

2. ATENÇÃO AOS DETALHES
A perfeição está nos detalhes e, para cuidar deles com carinho, uma boa opção é investir nos quadros, pois, “quando usados corretamente, dão charme, elegância e complementam a ambientação”.

 

3. CRIE HARMONIA
Decore do seu jeito, mas fuja dos deslizes! Para isso, a arquiteta sugere usar itens que se harmonizam e evitar “exagerar no uso de porta-retratos; colocar quadros em qualquer lugar da casa, ou até mesmo querer copiar a casa de alguém”. Não se esqueça que, para um ambiente colorido, o ideal é que paredes e móveis tenham cores neutras, como branco, bege etc. Os pontos coloridos podem vir em pequenos móveis e objetos decorativos. “Você pode brincar com as cores e depois trocar tudo facilmente”, ensina Brunete.

 

4. CONHEÇA SEU ESPAÇO
Na hora de decorar, espaços pequenos requerem alguns truques. Primeiro, dê preferência às cores claras e aos móveis menores. Outra ótima opção “é utilizar espelhos para dar amplitude aos ambientes”, sugere a arquiteta. Outro ponto importante é o cômodo a ser decorado, pois cada um tem sua particularidade e pede por uma peça específica. “Na sala, quartos e escritório, as peças coringas podem ser lustre, tapete, almofadas, um papel de parede e quadros”.

 

5. NÃO PERCA SEU ESTILO!
Não é necessário um investimento alto para repaginar a decoração. “O estilo de cada pessoa pode ser notado na escolha dos móveis, objetos e cores. É fácil encontrar nas lojas especializadas detalhes que podem fazer a diferença e dar um toque especial à sua casa”, conclui a arquiteta.

 

BOTAO_BLACK_Produtos