Páscoa sem chocolate

Já pensou em tornar a data ainda mais divertida com brincadeiras e presentear os pequenos com alternativas ao chocolate?

Experimente passar uma Páscoa sem chocolate.
Experimente passar uma Páscoa sem chocolate. Foto: Shutterstock

Por Nayani Real

A Páscoa é uma data marcada pela reunião familiar e a troca de ovos de chocolate. Algumas tradições são indispensáveis e, claro, a caça aos ovos não pode faltar. As pegadas coladas ou feitas com talco ao longo da casa, por exemplo, deixam o ambiente superfofo. As pistas podem ser criativas e os presentes, a grande sacada: em vez de doces, aposte na temática e invista em itens que vão entrar para o dia a dia da criançada!

Ao fim da procura, almofadas, roupas, sapatos e brinquedos de montar e pintar podem ser encontrados em embalagens com formato de ovos de chocolate. Outra opção é deixar pequenos ovos de chocolate ou bombons junto às pegadas, conduzindo ao presente final.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

BOTAO_BLACK_Produtos

COMIDINHAS

Opções mais saudáveis ao amigo chocolate podem ser uma ótima pedida. Queridinha dos coelhos, a cenoura pode te ajudar nessa missão em formato de cupcakes, por exemplo. Outros ingredientes podem incrementar a receita como a alfarroba e geleias de frutas.

Ingredientes do cupcake:

  • 2 cenouras;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento.

Para fazer a cobertura:

  • 1 xícara (chá) de leite de coco;
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara;
  • 1 colher (sopa) de maisena;
  • 1 colher (chá) de baunilha;
  • 2 colheres rasas de sopa de alfarroba;
  • Pitada de sal.

Para preparar a massa, bata o óleo e os ovos no liquidificador até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e a cenoura e bata até a massa ficar líquida. Coloque a farinha e o fermento por último e despeje a mistura nas forminhas. Asse no forno a 180°C por 15 minutos.

Para preparar a cobertura, bata tudo no liquidificador, exceto o alfarroba e a baunilha. Coloque na panela e ferva. Depois desse processo, devolva para o liquidificador a mistura e acrescente os ingredientes que ficaram de fora. Por fim, é só esperar esfriar e bater até ficar homogêneo.

Já pode chamar os pequenos para ajudar a confeitar os bolinhos!

BRINCADEIRAS

A clássica pintura de ovos de galinha pode ser uma grande aliada nessa aventura. Ajudar as crianças a rechear os ovinhos com outros conteúdos pode tornar a experiência deliciosa! Basta fazer um buraquinho na casca, retirar a gema e a clara, ferver para limpar e rechear com geleias de frutas, pasta de amendoim, frutas, paçoca, entre outros ingredientes. Depois é só liberar a imaginação e enfeitar os ovos com tintas e glitter. Vale tudo! De quebra, os materiais usados podem fazer parte do presente.


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

BOTAO_BLACK_Produtos

Para surpreender os pequenos com uma comemoração diferente da que eles já conhecem, que tal aproveitar o domingo para fazer uma grande brincadeira? Se a família for grande, melhor ainda. Aproveite a reunião dos priminhos e organize atividades dinâmicas.

Coelhinho sai da toca
Delimite círculos no chão para todos os participantes, exceto um, que ficará no meio do caminho. Quando for dada a largada, o “coelhinho sai da toca”, todos correm até a próxima toca e quem não conseguir, sai da brincadeira. A cada rodada, um círculo deve ser eliminado, dificultando a competição pelos círculos.

Pulo do coelho
Trace duas linhas paralelas a uma distância pequena uma da outra. Os pequenos devem pular de trás de uma linha para o outro lado da outra linha e, a cada rodada, a distância entre as linhas deve aumentar, o que dificultará o jogo. No fim, só restará apenas um dos participantes.

Coelho – detetive
Coloque animais diferentes em pedacinhos de papel, dobre-os e distribua entre os jogadores. Quem tirar o coelho tem que piscar para os outros jogadores sem ser visto. Em contrapartida, quem receber a piscadela tem que dizer sua identidade animal através de imitação e deixar a brincadeira. Aquele que descobrir o coelho leva um prêmio! Os presentes podem seguir as alternativas ao chocolate, como quebra-cabeças e outros jogos de montar.    


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

Veja mais produtos