Projeto verão: dicas de beleza

O top dermatologista Victor Bellizzi conta 5 segredos para ser linda sem Photoshop!

Foto: Dafiti
Foto: Dafiti

Por Caio Vitor Sobreira

Para se proteger das armadilhas do verão, perguntamos para quem entende do assunto como manter a pele, o cabelo e até as unhas durante a estação mais quente do ano. E aí, doutor?

1) #PartiuPraia: qual é a recomendação ideal para a pele?
O ideal é que a pessoa não se exponha ao sol nos horários com maior incidência de raios ultravioleta: das 10h às 15h. Recomendo a aplicação do protetor solar com a pele limpa, 30 minutos antes da exposição, sempre na parte da manhã ou no fim da tarde.

2) Quero gritar: “A cor dessa cidade sou eu”. Que tal um autobronzeador?
Se desejar manter uma tonalidade de pele ainda mais bronzeada, sugiro usar os autobronzeadores. Eles funcionam como uma maquiagem, que alteram a cor da camada mais externa da pele em um tom mais alaranjado que mimetiza o aspecto de bronzeado.

3) Descascou, e agora?
Por que a pele descasca? Isso significa que a pessoa tomou muito sol a ponto de lesionar a pele, o que não é uma coisa normal, como as pessoas acham. É muito importante usar bastante hidratante, logo depois da exposição e nos dias seguintes.

*Preços sujeitos a alteração

4) Unhas também precisam de hidratação?
É fundamental manter a hidratação das unhas para preservá-las saudáveis e elas não partirem na pontinha dos dedos. Após a lavagem das mãos, use um hidratante específico. Faça uma leve pressão na área da cutícula, onde está o leito ungueal, parte em que a unha cresce.

5) Sol + sal + cloro – cabelo. Como equalizar essa equação?
O sol, o sal e o vento provocam o ressecamento da haste. Assim como o cloro, que também pode alterar a cor, principalmente nos cabelos claros. É importante usar um condicionador com filtro solar para evitar que o sol danifique os fios, e repassar durante o banho, principalmente nas pontas. E se possível, quando sair do mar ou da piscina, tomar uma ducha de água doce para retirar o excesso de sal ou água clorada.

*Preços sujeitos a alteração

DICA EXTRA
A hidratação oral é muito importante para a saúde da pele! É recomendado beber de 2 a 3 litros de água.

ALERTA
Não é indicado que a pessoa se exponha ao sol com o intuito de se bronzear, porque o sol é prejudicial de várias formas: causa manchas, promove o envelhecimento precoce, além de aumentar as possibilidades de desenvolvimento de câncer de pele ao longo da vida.

Cuidar da saúde é coisa séria. Anotado?

*Preços sujeitos a alteração

BOTAO_BLACK_Produtos