Como usar quimono

Oriente quente: Ana Vaz mostra as vária maneiras de apostar na peça

Por Ana Vaz**

De origem japonesa, o quimono faz muito sucesso no ocidente! Usado por nós como vestido ou sobreposição, a peça entrou para nossa moda no início do século XX, por meio do estilista francês Paul Poiret. Desde então tem voltado a nos enfeitar de tempos em tempos. Aqui, ensinamos como usar quimono em diferentes ocasiões, vem!

Como usar kimono: a peça cai muito bem em looks casuais. Foto: Dafiti.
Como usar kimono: a peça cai muito bem em looks casuais. Foto: Dafiti.

Essa versátil “coisa para vestir” (esse é o significado da palavra!), surge em versões longas, curtas, com mangas volumosas e contidas e pode ser usada de maneira solta ou amarrada. A peça se diversificou, se ocidentalizou e pode ser uma excelente substituta de blazers, jaquetas e coletes.

CURTO

Com comprimento nos quadris ou logo abaixo, o quimono curto é ótimo para acompanhar suas calças mais sequinhas ou a flare ajustada até os joelhos. É um ótimo substituto para jaquetas esportivas como a bomber. Se você quiser atrair olhares para a parte superior do corpo, aposte em estampas marcantes ou cores intensas para o seu quimono. O comprimento na altura dos quadris fica lindo usado com shorts – e para o inverno adicione uma meia-calça ao seu look!

MÉDIO

Na altura próxima ao meio das coxas ou logo abaixo, esse comprimento fica muito interessante com vestidos e saias na mesma altura. Ao coordená-lo dessa maneira, você cria um visual pouquíssimo óbvio e dá mais uso aos seus vestidos! Fica moderno com tênis e flatforms, e muito sofisticado com botas de salto alto ou scarpins.

LONGO

O quimono longo está próximo da altura dos joelhos ou abaixo, e é uma peça de impacto que muda qualquer look. Sabe aquele jeans com camiseta? Fica transformado com a sobreposição. Aproveite para cobrir também seus vestidos e saias mídi e crie um visual criativo e sofisticado. Um coturno pode surpreender!


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

COMO USAR QUIMONO: LAZER X TRABALHO

Dá para usar a peça no trabalho, sim! Para isso é só adequá-la ao tom de casualidade ou formalidade do seu ambiente profissional. Quanto mais formal (só não valer usar se terninho for uma exigência) mais sóbrio ele deve ser. E nesse caso o comprimento próximo aos quadris é o mais indicado, pois remete ao blazer. Em ambientes casuais e criativos, ouse com comprimentos longos e/ou cores e estampas um pouco ousadas.

PARA USAR COM QUIMONO

Pense em blusas com pouco volume. Regatinhas de seda (ou tecido similar), camisetas descoladas e tricôs justinhos são apostas certeiras!

Cubra-se!


*Preços sujeitos a alteração. Clique nas setinhas e veja mais produtos.

**Ana Vaz é consultora, autora, docente e palestrante nas áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta.

Veja mais produtos